A Coluna continua registrando os últimos acontecimentos sobre a licitação do Clube dos 13 para o televisionamento dos jogoas. Confira os tópicos abordados no blog http://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20110309.htm
Passou o Carnaval e volta a negociação da hora à linha de frente, até porque entramos na semana decisiva. Depois de amanhã tem a bendita e tão aguardada abertura dos envelopes na licitação do Clube dos 13 em canal aberto. Mas a briga pelo Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014 vai além disso. Ao resumão:
Anteontem, em pleno período folião, o C13 lançou as licitações para TV fechada, pay-per-view, Internet e telefonia celular. A novidade nisso tudo é a Internet ter venda de direitos separada - antes era um item do acordo de TV aberta.
É que, nas Organizações Globo, o serviço de web é operado pela TV e não de forma independente. Na Internet, a proposta mínima é de R$ 40 milhões, mais pagamento mínimo de R$ 10 milhões por resultado, sendo que 50% de algumas receitas ficarão com o C13.
Como os negócios em web e celular são novos e reúnem o maior número de competidores, não se sabe quanto eles estão dispostos a pagar. As cartas-convite aos interessados nestas quatro outras mídias foram enviadas na segunda-feira.
As quatro mídias, juntas, atingirão o valor de R$ 412 milhões em 2012, R$ 437 milhões em 2013 e R$ 462 milhões em 2014. Especificamente do PPV, o valor mínimo exigido pelo Clube dos 13 é R$ 250 milhões em 2012, R$ 275 milhões em 2013 e R$ 300 milhões.
Os envelopes com as propostas para TV fechada e PPV serão abertos no dia 23 deste mês, e os de Internet e telefonia celular serão no dia seguinte.
Pra vencer no PPV, a Globosat aposta no pico de vendas de 2010: 1 milhão de pacotes. Mais pacotes vendidos, mais grana gerada aos clubes.
Dirigentes que negociam fora do C13 afirmam oficialmente que estudarão as ofertas da Record, mas "fora do ar" alegam que assinar com ela seria embarcar numa aventura - não que haja medo de calote, mas há desconfiança da capacidade técnica para transmitir os jogos com qualidade, e se isso não acontecesse, as marcas dos clubes e de seus patrocinadores seria desvalorizada.
Eles estariam receosos que a Record comprasse o Brasileirão e não o exibisse, o fazendo apenas e tão somente para enfraquecer a programação da Globo na "neurose do ibope".
Se perguntado se não haveria como colocar uma cláusula que impedisse a não-exibição, dirigentes respondem que ela teria dinheiro suficiente para pagar uma multa e não mostrar os jogos.
Também se preocupam pela Record não ter canais pagos, o que criaria um conflito com a Globo se sua Globosat vencer em TV fechada, pois acham mais harmônico TVs aberta e fechada do mesmo grupo
Dizem que a proposta da RedeTV! ultrapassaria tranquilamente os R$ 500 milhões, pois haveria outro poderoso padrinho por trás.
quarta-feira, 9 de março de 2011
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